Saí do ensino médio, e agora?

06:39



Se tornar adulto não é nada fácil, é algo que não vem com um manual de instruções e ninguém te prepara para isso. Eis que surge a situação: você sai do ensino médio totalmente despreparado, cheio de dúvidas, medos e incertezas. Você não sabe o que fazer, para onde ir, todos começam a te cobrar "e a faculdade?", "arrumou um emprego?", "o que você vai fazer da vida?"... E então, parece que as portas do emprego não se abrem, as notas da faculdade não foram tão satisfatórias, aumenta as cobranças, aumenta seu desespero.
 E AGORA? para onde eu devo ir? Você se sente sozinho, vários sentimentos vem átona. EU PRECISO ME TORNAR ADULTO, E AGORA?
A primeira coisa que você ter em mente é que ninguém amadurece do dia para noite, as nossas experiências é o que mais contribui para o amadurecimento.
A segunda coisa é que você não é obrigada a sair do ensino médio e fazer uma faculdade, você pode fazer uma faculdade quando ter certeza do que quer, mas você também pode fazer cursos técnicos. Qual o problema de não fazer faculdade? não faça só para agradar os outros. Mas se você já decidiu o que quer fazer e não teve uma nota satisfatória do Enem, não se desespere. Existem vários cursinhos online, e vídeos de aprendizagem no YouTube e também existem cursinhos pré-vestibular de graça, basta você procurar na sua cidade.
 Com a idade vem também as responsabilidades, mas não se cobre tanto, nem carregue o peso do mundo em seus ombros. Tudo depende da intensidade que você coloca.
Que você entenda que tudo que as pessoas mais velhas que você tem, não caíram do céu e nem apareceu do dia pra noite. Elas lutaram para conquistar o que tem, foram dias trabalhados, horas estudando, não podemos fantasiar que tudo chegara no nosso caminho fácil.  Descubra qual seus planos, do que você gosta. Se você ainda tem dúvidas de qual carreira seguir, existem vários testes vocacionais na internet. E o mais importante de tudo, não se compare aos outros. Não se sinta mal por que aquele colega de classe passou na faculdade e você não, por que aquele colega tirou a Carteira de habilitação e você não, por que o outro colega arrumou um emprego e você não ou por que um outro ganhou um carro do pai e você terá que trabalhar duro para ter o seu.
 Você não vai  morar sozinho,  ter uma casa própria, ter um carro e um emprego super bem pago num piscar de olhos, as coisas demoram tempo para ser construidas. Não queira apressar as coisas, um passo de cada vez.  Como diz a música da Ana Vilela (siim eu amo essa música)
"Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu, é sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu" ...
"A gente não pode ter tudo, qual seria a graça do mundo se fosse assim?"
"Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar e sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar. Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais, porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás..."



 Você é muito mais que rótulos e olhares de julgamento. Você pode chegar a onde quiser, basta acreditar em você mesmo.
"As coisas mudam. Pra melhor. Basta querermos. Pra isso acontecer a gente tem que acreditar na gente. Always. Em primeiríssimo lugar. Para todo o sempre. Se nem a gente tem fé na gente, quem terá? Sim, é um papo otimista, mas verdadeiro.



You Might Also Like

2 comentários

  1. oi linda, obrigada pela visita no blog, seguindo aqui!!
    muito bom ver meninas com sua idade e com toda essa maturidade, falou tudo, não precisamos de pressa apesar de toda essa pressão, a vida existe para ser vivida não é mesmo? Uma coisa de cada vez, se não, ninguém aguenta haha

    beijos, volte sempre!

    http://naiamelo.blogspot.com.br (Ciranda da Bailarina)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, um passo de cada vez!
      Obrigada pela visita, será sempre bem vinda <3

      Excluir

Like us on Facebook